Site x Facebook

É melhor investir em um site ou aproveitar uma página do Facebook?

09/01/2017

Criar um site para sua empresa é uma necessidade: seja uma empresa com local físico ou algo menor, que você está tocando diretamente da sua casa, um site tem diversos usos, um deles é o de demarcar, na web, o local do seu negócio. Para pequenas e médias empresas, ter um website é a estratégia de marketing mais efetiva, de acordo com pesquisa da eMarketer e, de acordo com a mesma pesquisa, de todos os canais de marketing nos quais as empresas pretendem investir em 2015, o site é a que tende a receber maior investimento das empresas.

 

De acordo com uma outra pesquisa, do Hubshout, em 2015, pequenas e médias empresas estão buscando profissionais de desenvolvimento Web – 64% dos profissionais de marketing dessas empresas citaram como um dos serviços mais em demanda, juntamente com serviços de SEO. Como é possível perceber, websites ainda estão em alta e são necessários para todos os tipos de negócio, mas existem algumas dúvidas e perguntas que devem ser respondidas para criar um website que possa auxiliar no crescimento da sua empresa. A primeira é uma dúvida que vem surgindo recentemente: é melhor investir em um site ou aproveitar uma página do Facebook?

 

Site ou Página no Facebook?

 

O Facebook atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários no mundo e 89 milhões no Brasil. Segundo dados de fevereiro de 2015, o brasileiro passa em média 775 minutos por mês no Facebook, contra 346 minutos da média mundial. Diante das inúmeras possibilidades oferecidas pela rede, principalmente para empresas, é possível que você já tenha se questionado: não é melhor ter uma página no Facebook ao invés de um site?

 

A resposta para essa pergunta é bastante simples: SIM, você pode ter uma página no Facebook e NÃO, ela não substitui um site. Uma página de redes sociais e um website tem propósitos diferentes e podem ser combinadas (e, inclusive, automatizadas, como você pode ver nesse post) para uma presença digital mais forte, mas uma não substitui a outra. Existem três principais motivos pelos quais não é uma boa ideia substituir um site pela página do Facebook:

 

  • O Facebook é uma empresa própria e pode mudar as regras a qualquer momento: os algoritmos do Facebook podem mudar com frequência, alterando o alcance das suas publicações. Isso não acontece com o seu site, no qual você tem controle sobre o conteúdo e pode trabalhar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento.
  • A intenção das pessoas é diferente: por padrão, quando alguém procura por algo {link} no Google ou em outros buscadores, é porque existe uma intenção de saber mais sobre esse produto ou serviço. No Facebook, a atenção é dividida entre fotos, publicações de amigos, de outras marcas e outros estímulos.
  • Um site é para sempre: as redes sociais podem mudar e perder a importância com o passar do tempo (lembra do Orkut), mas um site continuará existindo independente da plataforma de maior sucesso no momento.

 

Consulte-nos sob a melhor forma de divulgação da sua empresa na internet.

 

Crédito: FarosWeb.Com.BR